Aos apreciadores de lagosta, eis uma sugestão que é, por assim dizer, um prato cheio: o 5º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento. O evento acontece entre os dias 9 a 18 de outubro somente em Santo André, local de nascimento do festival. Serão as mais variadas receitas do crustáceo competindo pela preferência do júri e do público.
A restrição à orla norte de Santa Cruz Cabrália, se dá por ocasião da pandemia. Graças ao sucesso das edições anteriores, o festival havia sido ampliado a todo o município. O evento que surgiu para incentivar o consumo do pescado local. Além de gerar aumento de receita e colaborar com o turismo na baixa temporada, deve reforçar seu compromisso. Isso porque a edição acontece após o longo período de quarentena.
Santo André
Destino de bem-estar. Com inúmeras opções de lazer, esportes náuticos, spas e terapias alternativas, também é referência de alta gastronomia. No festival, serão os mais variados pratos feitos de lagosta fresca. Portanto, pescada na região e acompanhada por ingredientes locais, que dão um tempero a mais. As lagostas serão preparadas pelos chefs dos restaurantes participantes, como nós da Vila Araticum. “Participamos desde a primeira edição”, conta Luis Alberto Busquetti, fundador da pousada. Desta vez, presente nos três últimos dias, data de sua reabertura ao público.
Segundo os organizadores, a expectativa é boa para o 5º Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento. Deve atrair o público desejoso por voltar a viajar, após meses de confinamento. Porém com segurança, e a lugares que ofereçam atividades ao ar livre para manter o distanciamento social.
Nos últimos três anos o júri é formado por especialistas. Entre eles, um chef do Senac, empresários locais indicados pelo Sebrae e pela Secretaria de Turismo . Além de formadores de opinião e jornalistas. Cada participante receberá três jurados que darão as notas de 1 a 10. São premiados os três primeiros pratos de Melhor Lagosta do Ano. Seguido de o Melhor Garçom e o Melhor Atendimento. Em 2019, durante os 10 dias de festival foram consumidos 537 quilos de lagosta em 21 restaurantes.